bacalhoada

Image

eu curto muito esses pratos de tudo junto e misturado, sabe? parece um pouco desafio, já que a impressão é que se der errado, vai dar muito errado, diferente de um prato com vários acompanhamentos. eu gosto dessa mistura, de ter certeza que os ingredientes vão se dar bem, que eles precisam do mesmo tempo de cozimento, e que o todo será incrivelmente saboroso.

esse foi o prato do dia 25 de dezembro. duas travessas grandes de bacalhoada. regada no azeite extra-virgem. feita pra família, com o maior amor, e com  a visita ilustríssima de uma italiana de verdade que estava há apenas dois dias no brasil. depois de me ver na cozinha, e  de comer a bacalhoada, ela disse que eu cozinho como uma italiana. quase escorreu uma lagriminha. cut the drama, vamos à receita! sem medidas, depende de quantas pessoas você vai servir. você pode calcular uns 300g de bacalhau/pessoa. eu usei pedaços de bacalhau e desfiei para montar o prato, mas se você tiver umas postas bonitas pode usá-las inteiras. Image

ingredientes:

  • bacalhau já dessalgado
  • batata
  • cebola
  • pimentão
  • azeitas pretas
  • ovos (cozidos)
  • champignon
  • alho (muito)
  • tomilho

Imagecomo faz: precisa de um bocadinho de paciência, tá? separe a travessa que você vai levar ao forno. coloque uma panela com água para ferver. coloque o bacalhau, por partes, na água fervente e deixe por 5 minutos. tire da água e reserve. em outra panela, cozinhe as batatas por cerca de 20 minutos. corte os tomates, cebolas, pimentões. numa panela em fogo mínimo, coloque o alho, sem casca, com um ramo de tomilho e azeite e deixe por uns 10 minutos. reserve. nessa mesma panela, coloque as cebolas e deixe por 5 minutos. retire e reserve. desfie o bacalhau, e coloque no centro da travessa. em volta, arrume todo o resto (ovos cortados, champignon, azeitonas, batatas cortadas em 4, tomilho, tomates, pimentão, alho). regue com azeite, tempere com sal e pimenta moída na hora. cubra com papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos. retire o papel e deixe por mais 15 minutos. prontinho. regue com o melhor azeite extra-virgem que você tiver e bom apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s