lombinho recheado com farofa

Image

eu não curto muito comidas natalinas tradicionais. por isso eu tive essa ideia de fazer uma mini pesquisa e descobrir o que as pessoas gostariam de ver aqui como sugestão de receita pro fim do ano. as três opções (pato assado, arroz de bacalhau e lombinho recheado com farofa) são pratos mais especiais ou comemorativos. não é todo dia que você vai esperar 3-4h pra assar um pato, certo? e eu achava muito que o pato ia ganhar. porque eu adoro pato, e já tinha inclusive pensado na receita de lasanha com o resto do pato desfiado. mas vocês me surpreenderam e a receita mais votada foi a de lombinho recheado com farofa. tudo bem, o pato fica pra próxima!

essa ideia do lombinho veio da receita da porchetta, que vou colocar aqui em breve, que é um lombo de porco recheado e assado com o toucinho. como não é fácil achar o porco assim, adaptei pra versão mais “simples”, recheado com uma farofinha de bacon. claro que você pode rechear com o que você quiser. eu esqueci (me desculpem!) de filmar o corte do lombinho. mas achei esse video que mostra como cortar o lombinho em manta (é assim que chama, meio em forma de rocambole). se você não tem um açougueiro, faça o corte em casa mesmo.

Imagesobre as medidas: depende de quantas pessoas você vai alimentar. essa receita é para uma peça de aproximadamente 1,5kg, que alimenta umas 6 pessoas. então vamos ao que interessa:

ingredientes: 

  • uma peça de lombinho de porco cortada em manta
  • sal, pimenta moída na hora e azeite extra-virgem
  • 1 ramo de tomilho
  • cerveja – usei uma escura, long neck
  • 1 cabeça de alho
  • 100g de manteiga
  • suco de um limão
  • barbante

para a farofa:

  • 5 dentes de alho
  • 100g de bacon cortado em cubinhos
  • 150g de manteiga
  • 500g de farinha de mandioca
  • 1 ramo de cheiro verde

Image

Image

como faz: com o lombinho “fechado”, faça alguns cortes em cima, com uns 3cm de distância entre um e outro. reserve. numa panela antianderente, prepare a farofa. frite o alho com o bacon, depois adicione a farinha de mandioca, misture bem. abra um buraco ou espaço até que consiga ver o fundo da panela. aí coloque mais manteiga para derreter, adicione o cheiro verde picadinho, misture bem e deixe a farofa dourar mais um pouco. isso serve pra farofa ficar bem molhadinha!

Image

abra o lombinho. pegue um pedaço de manteiga e “unte” essa parte interna aberta. depois tempere com sal e pimenta e esfregue bem. coloque a farofa. agora enrole o lombinho como um rocambole e amarre com o barbante. coloque a peça na assadeira. tempere a parte de cima também com sal e pimenta e esfregue. coloque as fatias de bacon por cima do lombinho e regue com azeite. na travessa, distribua os dentes de alho sem casca, o tomilho, cubos de manteiga e coloque a cerveja e o suco do limão. forre com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por 45 minutos. retire o papel e deixe por mais 15 minutos para dourar. depois de tirar a assadeira do forno, retira e peça de carne e coloque numa travessa. despeje todo o molho que ficou na assadeira em uma panela. em fogo baixo, adicione uma colher de sopa de amido de milho ou farinha de trigo diluído em um dedinho de água e continue mexendo até o molho engrossar. sirva à parte. aproveite o prato com a melhor companhia que puder 🙂

Anúncios

Um comentário sobre “lombinho recheado com farofa

  1. Pingback: francinha cooks xmas :) | francinha cooks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s