guioza

Imagem

eu sou apaixonada por esses pasteizinhos, acho a combinacão de sabores perfeita. como eu já disse em outro post, eu adoro comida oriental então volta e meia vai ter alguma receita aqui.
você vai precisar de um pouco (só um pouco!) de paciência pra comprar os ingredientes, mas vale muito a pena. eu comprei a massa pronta, e um pacotinho que rende 20 guiozas custou menos de R$3. diz se não vale a pena? lá embaixo vou colocar alguns links de lojas de produtos orientais no rio. se alguém conhecer mais alguma pode deixar nos comentários 🙂 o molho de gergelim é bem fácil de achar, e custa em torno de R$13 o frasco pequeno. como rende muito muito, acho bem válido ter na despensa. se você tiver aquelas panelas de bambu, lindo. se não, use o escorredor de massa acoplado na panela, ou qualquer outro acessório que você use para fazer comida no vapor.

então sem mais delongas, vamos ao que interessa:

ingredientes: (para 20 guiozas)

  • 300g de lombo de porco moído ou muito bem picado
  • um pedaço de aproximadamente 4cm de gengibre ralado
  • 3 colheres de sopa de shoyu
  • 3 colheres de sopa de molho de gergelim torrado
  • 3 dentes de alho
  • 100g de broto de feijão (moyashi)
  • sal a gosto
  • um punhado de cebolinha picada

para o molho: 

duas partes de shoyu para uma parte de molho de gergelim. é só misturar bem. Imagem

como faz: em um recipiente, misture bem todos os ingredientes. em um pote pequeno, coloque um pouco de água e deixe por perto. coloque no fogo uma panela grande com uns 2 litros de água para ferver e acople o escorredor. agora é hora de montar os guiozas. com uma mão abra a massa e com a outra coloque o recheio no meio, aproximadamente uma colher de sobremesa cheia. molhe um pouco os dedos e passe na borda da massa. isso vai fazer com que a massa grude. não se preocupe se o guioza ficar gordinho demais, porque na hora de cozinhar a carne vai diminuir de tamanho. feche e faça o acabamento, molhando um pouco mais os dedos e fazendo pequenas ondas com as bordas. quando a água estiver fervendo, coloque delicadamente os guiozas no escorredor, quantos couberem por vez, e tampe a panela. deixe por aproximadamente 10/12 minutos, enquanto você prepara o molho. retire os guiozas prontos e coloque uma nova leva. sirva bem quentinho!

lista de lojinhas de produtos orientais abaixo onde você pode tentar achar a massa pronta:
casa vitana
japa store
loja de produtos orientais no flamengo (pertinho do restaurante broz)
casa fuji

Anúncios

5 comentários sobre “guioza

  1. Vivian, que delícia descobrir que estou ali na lista de “receitas inspiradoras’ (e ao lado do Jamie Oliver!). Obrigada pela honra.
    Amei essa receita de guioza, é um dos meus pedidos mais frequentes. Vou salvar na lista das “por fazer”. 🙂
    Voltarei mais vezes!
    bjs

  2. Essa receita e’ otima mesmo! Uma alternativa menos sofisticada (mas adotada por uma amiga chinesa) para o molho e’ misturar uma parte de shoyu, uma parte de vinagre balsamico e acucar. Sera’ que essa receita tambem funciona com massa comum de pastel?

    • oi, dani! vou provar esse molho da sua amiga chinesa! eu acho que a massa de pastel é um pouco diferente, em muitas receitas vai ovo ou óleo nela. dei uma pesquisada aqui e não sei se daria certo com a massa de pastel, porque ela é mais oleosa, enquanto a de guioza é mais “farinhenta”. mas não custa testar um dia, né? 🙂

  3. Pingback: noodles com filé de porco | francinha cooks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s