patê feito em casa

pate2

eu tenho ressalvas com comida enlatada. sempre que olho uma eu penso: mas como pode uma comida ficar 3 anos dentro de uma lata e sair de lá intacta? fico muito desconfiada. eu sei, eu sei, você vai me falar que a lata é hermeticamente fechada, que existe todo um processo, que é super confiável, bla, bla, bla. mas eu sou desconfiada mesmo. e usei isso de desculpa/motivo pra fazer meu próprio patê. chique, né, bem? servi patê pros meus convidados que eu mesma fiz.

então o meu argumento é que você pode fazer patê de um monte de coisa, que ele dura duas semanas na geladeira, que é super saudável, que você vai morrer de orgulho de servir seu próprio patê e que todo mundo vai devorá-lo.

ingredientes:

  • 300g de fígado de frango
  • 5 folhas de louro
  • 1 cebola pequena
  • 4 dentes de alho
  • 1 ramo de tomilho
  • 100g de manteiga
  • meio copo (uns 150ml) de vinho tinto
  • pimenta moída na hora e sal

como faz: numa frigideira, refogue a cebola picada e o alho. retire da frigideira e coloque no processador. passe um papel toalha para dar uma limpada na frigideira, e depois adicione o fígado, as folhas do tomilho, o louro. mexa bem, em fogo baixo. você vai cozinhar o mínimo aqui, se cozinhar demais ele vai ficar duro e esfarelento. adicione o vinho e deixa reduzir um pouco. descarte as folhas de louro e coloque todo o resto no processador. adicione o sal e a pimenta, a metiga derretida e processe tudo. sem pressa, deixe o processador trabalhar bastante. prove para ver se precisa de mais sal ou pimenta. coloque em um recipiente (o mesmo que você vai servir), tampe bem com plástico filme e leve à geladeira. depois de umas duas horas está pronto pra servir. com bastante propaganda, contando pra todo mundo que foi você que fez!

Deixe um comentário

