jamie’s carbonara

Imagem

esse é um dos pratos mais gordos e deliciosos que eu conheço. a primeira vez que eu fiz, foi um domingo preguiçoso que não tinha “nada” pra comer em casa. então resolvi fazer a receita que tem nesse livro do jamie oliver querido. você também pode achar a versão em inglês aqui. o bom desse prato é que você não precisa de muita coisa. ovo, creme de leite, queijo ralado, macarrão, linguiça e foi. da primeira vez que fiz, usei o que tinha: queijo ralado boa nata de saquinho, creme de leite de latinha e por aí vai. da segunda, creme de leite fresco, queijo parmesão ralado na hora e linguiça defumada. a diferença é notável e confesso que ficou muito mais saboroso do que o carbonara original que eu comi em roma! normalmente eu dobro a receita para a mesma quantidade de massa (menos a linguiça e bacon) porque gosto de muito molho.

ingredientes:

  • 1 pacote de massa de 500g (de preferência uma massa comprida tipo talharim ou spaghetti)
  • 100ml de creme de leite
  • 4 gemas de ovos grandes
  • 100g de queijo parmesão
  • 2 linguiças tipo toscana
  • 2 pedaços de bacon
  • salsa
  • raspas de um limão pequeno
  • pimenta moída na hora e sal

como faz: corte o bacon em pedaços pequeninos e reserve. com uma faquinha, faça um corte raso na linguiça e retire a pele toda. divida e linguiça em diversas partes e enrole-as como pequenas almondegas e reserve. em um recipiente, misture as gemas dos ovos, o creme de leite, o parmesão, as raspas de limão e a salsa picada. tempere com sal e pimenta e prove. em uma frigideira com um pouco de azeite, frite as linguiças, junte o bacon e vá misturando até estar tudo frito. escorra a massa, mas use algum recipiente embaixo do escorredor para reservar a água*. na panela da massa, junte a mistura, uma concha da água da massa, o bacon e linguiça e a massa. o molho deve ficar cremoso, caso seja necessário coloque mais água para que fique no ponto de sua preferência. atenção: você precisa ser rápido no processo de misturar tudo e servir. o ovo não deve cozinhar! uma das massas mais deliciosas que eu já provei. um viva para o jamie!

* essa dica serve para qualquer massa que você fizer. reserva a água escorrida da massa e use uma concha para misturar com o molho. o acabamento fica perfeito e o molho fica mais encorpado e sedoso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s